A Identidade Visual

Marketing é um dos principais elementos corporativos de qualquer empresa. Através dele, a empresa vende seus serviços e produtos com facilidade. Quando a estratégia de marketing da empresa é bem feita, ela tem mais facilidade de se ajustar ao mercado e ganhar dinheiro. Mas não pensem que marketing é uma coisa fácil de fazer; ele exige muita pesquisa, mão na massa e “jogo de cintura” para driblar os concorrentes e ultrapassa-los.

___

#01 – BRANDING 

Branding é o que faz a ponte entre o cliente e a empresa, criando um relacionamento entre eles. É uma atividade estratégica de planejamento e conceituação; ao contrário do que muitos pensam, o branding vai muito além da identidade visual ou logotipo da empresa. Ele tem como principal missão, fazer com que o cliente tenha carinho ao usar/consumir aquela marca.

O branding pode se idealizar também como um tipo de promessa que a empresa se compromete em fazer aos consumidores, fornecendo serviços e atributos ao cliente. Através dele é que se consegue projetar a identidade da marca, aquela responsável por se fixar na mente das pessoas.

As marcas precisam trabalhar bem as suas estratégias para que o negócio continue evoluindo e dando certo. É um trabalho continuo e corriqueiro e está longe de ser apenas usado para a criação da marca ou identidade visual da empresa.

 – A importância do Branding

Hoje em dia, apenas o serviço que a marca oferece não é o principal motivo para o cliente comprar aquele determinado produto, mas sim, o comportamento da marca. Quando a marca consegue ter um posicionamento positivo, ela cria um relacionamento mais firme. O branding é o que cria a personalidade da marca, atribuindo valores e emoção. Quando se conquista isso, as pessoas preferirão comprar o seu produto invés do concorrente, e talvez depois de muito tempo e de uma relação sólida, aumentar o preço dos produtos, expandir mercados e outras ideias já podem ser tomadas para ampliar ainda mais o negócio.

 

#02 – MARCA (BRAND)

A marca da empresa é mais do que a sua representação (logotipo)! O conceito de marca pode ser estendido para outras características de diferenciação. A marca carrega os seus valores –  esses valores são a perspectiva que ela deseja passar para o público. Os valores atribuídos, podem ser variados, já que as marcas abrangem vários tipos de consumidores diferentes. A marca é uma promessa da empresa em fornecer uma série de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores, a garantia de qualidade vem junto com as melhores marcas.

Ok, vamos pensar no Batman como uma marca. Sim, o Batman! Ou você acha que os heróis são apenas aquele símbolo cravado no peito?! Claro que não. Os heróis também são uma marca.
Bem, se pensamos no Batman, na sua personalidade obscura, pesada e séria seria enquadrada nesse pensamento, e não apenas o símbolo que ele carrega no peito. Isso acontece porque ao decorrer dos anos, o Batman vem formando essa opinião na cabeça das pessoas, fazendo com que elas pensem que sua personalidade é mais séria e pesada que a dos outros heróis. Dessa forma, ele ‘vende’ a ideia de que aquele ‘principio’ é o que a ‘marca’ leva durante os anos. Isso fideliza os clientes e constrói a personalidade da marca. Entendeu?

 

 

#03 – IDENTIDADE VISUAL

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Geralmente esse conjunto de elementos é tomado como base através da criação de um logotipo, que nada mais é que uma espécie de símbolo visual  formado através de cores, tipografias, grafismos, personagens e outros elementos que precisam ser identificados pelos consumidores através de imagens, slogans ou taglines.

A identidade é a que representará os conceitos e ideia da empresa visualmente. Sendo assim, lidar com comunicação visual deve ser bastante expressivo, pois exerce um impacto repentino por trabalhar diretamente com o ponto de vista do ser humano.

Vamos ao exemplo:

NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS: